Reflexão do dia:

Reflexão da semana

"Ser de Candomblé não se limita ao fato de ter uma religião, é, sobretudo, um modo de vida".
Pai Lucas de Odé

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Deturpações, preconceito e desrespeito

Caros amigos e irmãos de fé, vejam esse vídeo aburdo que encontrei no Youtube. Diante dessas imagens temos que refletir e agir. Será que é necessário deturpar a fé dos outros para evidenciar a sua? Igrejas como a Universal do Reino de Deus nos atacam diariamente sob as mais diversas formas. Naturalmente eles levam vantagem em relação a nós. Não temos um canal de televisão sob nosso poder, por isso não temos voz para combater em caráter de igualdade. Vale destacar ainda que canais de televisão são concessões públicas, não corporativistas, apesar de isso não acontecer na prática.


O problema não está unicamente nos ataques que sofremos. Ao contrário. Entre nós mesmos temos pessoas que tem uma ideia equivocada daquilo que cultuamos e corroboram para a marginalização das religiões de matriz africana.

Faço esse apelo para os irmãos para que instruam seus filhos e descendentes de forma diferenciada, política e social. O ensino das nossas práticas religiosas necessita ser permeado de cultura, história e conhecimentos legais, para que no futuro esse discurso oportunista dessas igrejas não mais se estabeleça.


A única forma de lutar contra essa situação é agir com informação. Temos que estar preparados para sanar dúvidas, propagar de forma argumentativa aquilo que fazemos e acreditamos, debater com argumentos, estimular o senso crítico e o raciocínio lógico.


Quem me dera ter a oportunidade de debater com um pastor desses e ter todo o mundo como platéia. Ao meu ver isso é oportunismo. Trabalham a mente das pessoas tendo como baso aquilo que elas desconhecem, mas que prevalece no senso comum, por isso reafirmo: Temos que ter argumentação lógica! Fazer as pessoas raciocinarem, para não mais engolir aquilo que lhes colocam goela abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Axé!!!