Reflexão do dia:

Reflexão da semana

"Ser de Candomblé não se limita ao fato de ter uma religião, é, sobretudo, um modo de vida".
Pai Lucas de Odé

sexta-feira, 10 de junho de 2016

À sua imagem e semelhança: a relação com Deus no Candomblé

Por Pai Lucas de Odé*

Dia desses fui surpreendido com uma das perguntas mais curiosas sobre o Candomblé. Vira e mexe alguém lança uma dúvida sobre rito ou concepção e, dentro daquilo que é permitido, sempre busco esclarecer e assim, como um trabalho de formiguinha mesmo, disseminar essa crença tão vasta que é a religião dos Orixás.

Meu interlocutor questionou-me se poderia rezar sozinho caso viesse a se iniciar no Candomblé. À priori pensei não ter compreendido a pergunta. Imaginei se ele se questionava sobre praticar algum rito por conta própria, ou ajudar de pronto a outras pessoas.

Interpelei e para minha surpresa era simplesmente aquilo. Em outra ocasião, segundo ele me contou, outra pessoa havia dito que no Candomblé jamais um iniciado poderia se relacionar com Deus sozinho. Para quem é da religião, este simples relato permite concluir: erro de expressão e de compreensão.

Falemos então da relação com Deus no Candomblé.

De acordo com a concepção religiosa do Candomblé, o rito iniciático tem como base a vinculação direta do ser humano com o seu Deus, seu Orixá. Tenho minha própria leitura dessa prática. Na MINHA visão, todo ser humano nasce com seu elo com o sagrado. Este ícone está inerte, adormecido e é ativado durante a iniciação, quando junto a ele é depositada aquela essência buscada na natureza.

Digo – por conta própria – que há um “gene” pré-colocado dentro de cada um, independente do rito, porque esta essência é revelada antes da iniciação, por meio do oráculo (jogo de búzios). E digo que é inerte pelo simples fato de não ter sido completada por aquilo que vem com a iniciação, funcionando como um “ativador”.

Ademais, tendo em vista a junção dessas essências é que a mágica acontece. Passamos a ser recipientes, portadores dessa força, tornamo-nos a extensão e a perpetuação de algo muito maior que nós. Tornamo-nos templo, objeto de culto e a materialização da própria energia cultuada.

Dito isso, quem neste mundo poderia cercear tal relação? É fato indiscutível que o tratamento e lapidação desse novo indivíduo necessita de um sacerdote, mas a devoção, a relação com Deus propriamente dita jamais necessitará de intermediários. Ao contrário, precisa e é gradativamente fortalecida e preservada pelo cultivo cotidiano, pelo modo de vida que se leva.

A palavra Orixá é de etimologia obscura. Entre as possibilidades, a mais simplista designa Ori – Alto, Cabeça; Xá – força. Portanto, “força do alto” ou “força da cabeça” (em referência à individualidade).

Uma segunda vertente apresenta-se com base na mitologia: Olodumare designou Orixá para vir ao mundo com Orumilá. Passado algum tempo, a arqui-divindade quis possuir um escravo. Dirigiu-se ao mercado de escravos em Emure e comprou um, de nome Atowoda, aquele que alguém traz sobre a própria cabeça. Prestativo e eficiente, trazia muita satisfação ao seu senhor. No terceiro dia de convivência Atowoda pediu a Orixá que lhe cedesse uma porção de terra para cultivo próprio. Teve seu pedido atendido e tornou-se proprietário de terras na encosta da montanha que ficava próxima à casa de Orixá. Em apenas dois dias de trabalho limpou o mato, construiu uma cabana e cultivou uma fazenda, deixando seu amo muito bem impressionado. Mas o coração de Atowoda não era bondoso e nele germinou o desejo de destruir o amo. Procurando a melhor maneira para realizar seu intento, maquinou um plano: havia na fazenda grandes pedras e uma delas poderia, em momento oportuno, ser deslocada do alto da montanha, de modo a rolar morro abaixo e cair sobre Orixá. Escolhida a pedra adequada, preparou-a para que pudesse ser facilmente deslocada. Uma ou duas manhãs depois, Orixá encaminhou-se para a fazenda. Atowoda o espreitava sem esforço, pois seu senhor vestia roupas brancas, destacando-se, nítido, na paisagem verde. No momento oportuno, Atowoda movimentou a pedra e a arqui-divindade, entre surpreso e aterrorizado, não teve como escapar e sucumbiu sob o peso da pedra, partindo-se em muitos pedaços, que se espalharam por toda parte.  Orumilá tomou conhecimento do ocorrido e, servindo-se de certas práticas ritualísticas recolheu os pedaços de Orixá numa cabaça: Ohun-ti-a-ri-sa - o que foi encontrado e reagrupado. Alguns pedaços foram levados a Iranje, lugar de origem da arqui-divindade e outros foram distribuídos por todas as partes do mundo.

A palavra Orixá, a partir daí, seria contração de Ohun-ti-a-ri-sa e esse teria sido o início do culto em todo o mundo. Este mito sugere que originalmente Orixá era uma unidade da qual decorreram todas as divindades. Sugere também que o Uno manifesta-se no múltiplo e que aquilo que é dividido será um dia reagrupado.

Por fim, para elucidar de vez a questão, outra interpretação apresenta a palavra Orixá como corruptela da palavra “orise”, contração de “Ibiti-ori-ti-se”, ou seja, origem (ou fonte) dos ori, designação do Ser Supremo. Esta interpretação enfatiza a íntima participação das divindades na obra de Deus na terra.

Seja como for, qualquer que seja a interpretação escolhida, faça preces ao seu Orixá, cultive-o em você. Creio em particular que Deus não poderia ser outra coisa que não algo tão grande que precisou dividir-se para comportar-se no mundo.

Axé!


4 comentários:

  1. Awure, Babá mi! Texto esclarecedor, independente da origem etimológica do termo Orixá (particularmente, penso que as três se completam; não sendo excludentes. Posso estar equivocado). Seguir as orientações e os ensinamentos do Sacerdote é fundamental. Assim como ter humildade para refletir sobre as críticas das quais o iniciado seja passível, também. Intuitivamente, eu vinha sentindo necessidade dessa ligação com o Orixá, por devoção e oração. E tenho orado e seguido as intuições. Importante lição o senhor nos proporcionou. Alivia-me saber que a conduta não fere os princípios do Candomblé. Adupé!

    ResponderExcluir
  2. Venho aqui fazer um comunicado a quem esta com duvida na hora de procurar uma mãe de santo,gente sem duvida eu indico a vocês Anngelly.luz,ela se chama Helena,não tenha dúvida em procura-la ela vai lhe atender super bem e lhe ouvir com muita atenção,ela é muito educada e atenciosa,ela sim diz a verdade e acerta realmente o que aconteceu e o que vem se passando na vida da gente,muitos que consultei so querem dinheiro e não se importava com nosso desespero e dificuldades que passamos,so ficam pedindo dinheiro no começo ate que atendem a gente muito bem mais depois que fazemos o deposito eles somem,pai jorge foi um que mim enganou Maristela de oxosi foi outra tambem e etc.Ela não,realmente ela é uma pessoa verdadeira em quem podemos confiar então não fique em duvida procure Angelly.luz é confiável e ela sim dou a certeza que vai resolver seu problema esse é o telefone dela para contato 556295590805 é verdadeira e vai sim lhe ajudar

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu nome é Maria Gabriela eu casei eu tinha 15 anos meu marido tinha 17 anos até os 25 anos eu fui muito feliz muito feliz mesmo tive meus filhos e achei que era para sempre mais um belo dia meu marido começou a modificar em casa comigo com os filho e eu achei muito estranho perguntei para ele está tudo bem ele falou que tava Quando eu for um dia ele falou que ia viajar a trabalho só ia chegar depois de uma semana coisa que nunca tinha acontecido passa uma semana duas três e nada dele aparecer em notícia e eu sou muito muito Católica Apostólica e fui me confessar com padre e ele falando para mim ter calma paciência porque estava trabalhando queria voltar e nada de voltar resolvi me abrir com uma colega minha de trabalho aí ela falou assim que você não procura um centro espírita aí eu falei para ela não sou muito Católica Apostólica não vou nessas coisas isso não existe eu vejo muita gente reclamando que só gasta e não tem nenhuma resposta Ela falou para mim que tem uma pessoa que trabalha muito bem e eu passei o contato dela para outras pessoas e as outras pessoas me agradeceu e ela é católica também ela é de volta e a espírita também mãe de terreiro eu fiquei mais ou menos 1 do mês com esse número dela pensando se eu procurava ou não mas aí eu não procurei Ela não não acreditei na minha amiga achei que era papo dela conversa e fui procurar outras pessoas e nisso eu fui só gastando gastando e nada cada dia me pediu uma coisa cada dia me pediu outra coisa o dia seguinte eu enjoei rezei e pedir uma luz uma pessoa que pudesse me ajudar de verdade três dias depois eu olhando na internet vi lá o mesmo contato que a minha amiga tinha me passado dessa mulher aí eu pensei comigo será que é um sinal eu vou procurar essa mulher que a minha amiga passou o contato e assim eu fiz conversei com ela uma pessoa muito atenciosa explica muito bem para quem não conhece não sabe o que é o espiritismo gostei de conversar com ela sente uma paz muito grande quando comecei a conversar com ela e ela foi muito verdadeira comigo que se eu quisesse trabalho ela Fazia mas ele não ia voltar do dia para noite porque eu já tinha procurado outras pessoas em vez de me ajudar a afastar ele mais eu fiz o trabalho com ela ele está de volta Voltou se aquele homem que era estou feliz e aqui estou compartilhando com aquelas pessoas que tá passando o mesmo problema que eu porque eu achava que isso nunca ia acontecer comigo né só que aconteceu e que quer resolver mesmo seus problemas porque eu tô toda certeza e juro para vocês que vocês têm todas as respostas juro por Deus e por toda minha fé e por eu ser Católica Apostólica procura ela quem quer resposta de verdade e resolver mesmo aí tá o contato dela!!!
    +55 62 9559-0805

    ResponderExcluir
  4. Ola!
    Boa noite
    Venho hoje dar meu depoimento para poder ajudar os amigos e amigas que necessitam de ajuda assim como eu precisei e preciso.
    Depois de muito desespero e muita procura achei a Mãe Helena que é realmente um anjo na minha vida, me ajudou no momento em que eu achei que não teria mais volta.
    Meu caso é o seguinte tenho um relacionamento com um rapaz a mais de um ano e quatro meses, de muitas idas e vindas, até que simplesmente um dia do nada ele resolveu terminar comigo sem motivos e sem falar coisas com coisas. Me desesperei e comecei a procurar alguém que pudesse me ajudar, encontrei Helena, que no mesmo dia me explicou tudo que estava acontecendo. Uma mulher fez um trabalho pra ele terminar cmg, por isso terminou sem falar coisa com coisa, no mesmo dia Helena já começou a me ajudar desmanchando o trabalho e no mesmo dia a noite ele voltou a falar cmg, com o passar dos dias voltou a ficar carinhoso e a ser como era, até mãe dele começar a querer cismar comigo onde mais uma vez Helena me ajudou, fazendo ela se acalmar e a me tratar bem. Não tenho nem palavras o suficiente para agradecer o quanto Helena tem me ajudado até hoje, não só no ramo amoroso mas tbem no profissional, passei por alguns problemas profissionais e fui ajudada pelas entidades e por Helena. E agora estou conseguindo tudo o que sempre quis, graças à ajuda e desempenho dela. Estamos juntos e tudo so melhora, tanto nossa história amorosa quanto na familiar, super unidos. Por isso tudo tenho um carinho enorme, como se fosse minha mãe, amiga e confidente. Venho indicar ela de todo coração, quem realmente procura uma mãe de santo honesta, compreensiva, bondosa,caridosa e sempre querendo ajudar quem precisa. Entre em contato com ela e peça ajuda. Whats dela: 55629559-0805 Mãe Helena

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Axé!!!