Reflexão do dia:

Reflexão da semana

"Ser de Candomblé não se limita ao fato de ter uma religião, é, sobretudo, um modo de vida".
Pai Lucas de Odé

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Segredos velados nas roupas de axé

Por Pai Lucas de Odé*

As roupas no Candomblé falam. Muitos de nós às vezes olhamos para as vestimentas religiosas com tanto costume que não nos damos conta de tanta regra que existe para nos vestirmos. Até roupa de conta tem regra (roupa de conta é o nome correto para a tal "roupa de ração", nome dado pelo pessoal do angola).


Haveria muito pra se falar sobre o assunto, mas apenas para fomentar a discussão vou comentar algumas particularidades das roupas no candomblé:

Homens não usam panos de cabeça. Isso só é permitido apenas no Efon e de uso restrito ao Babalorixá da casa. O Ojá simboliza uma coroa na nação Efon, portanto, o "rei" naquela jurisdição é o Babalorixá e só ele pode usar.

Ekeji não deve usar anágua/saiote/armação em suas saias. Dada a fu
nção que desempenham, precisam locomoção fácil e ágil.

Não se visita uma casa de candomblé usando bata. Esta vestimenta indica autoridade, seu uso é vedado às mulheres com posto na casa de candomblé. Isso quando a casa é dirigida por um Babalorixá, por que se for Iyalorixá aí nem mesmo as mulheres com posto usam. Contudo, as ekejis podem usar bata, uma vez que sua jurisdição não se restringe a uma só casa. Ekeji é Ekeji em qualquer lugar. Os cargos é que são válidos no âmbito da casa onde foram recebidos.

A roupa de conta carrega até ebós no jeito de se montar, para livrar a pessoa do Ajé, por exemplo. Isso sem falar nas diversas mandingas que uma simples saia pode esconder... rs

Em festas, Iyawos não usam Ojá (pano de cabeça). Em formação religiosa, ao longo de sete anos, esses iniciados precisam expor suas cabeças à energia do ambiente, absorver tudo que o permeia para seu crescimento e fortalecimento.

No mesmo contexto, as egbomi, por outro lado, pressupomos que já tenham absorvido energia suficiente, por isso usam os Ojás, afim de concentrar ali seu próprio axé.


*Pai Lucas é Babalorixá do Ilê Iyeiyeo Axé Dambá Odé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Axé!!!