Reflexão do dia:

Reflexão da semana

"Ser de Candomblé não se limita ao fato de ter uma religião, é, sobretudo, um modo de vida".
Pai Lucas de Odé

quinta-feira, 4 de junho de 2015

A iniciação no Candomblé: de recipientes vazios a portadores da vida

Por Pai Lucas de Odé*
Hoje queria falar sobre a iniciação no Candomblé. Uma coisa tão complexa e simples ao mesmo tempo.
Todos temos dentro de nós somos um recipiente na cultura africana. Nascemos com uma energia vital e nosso Orí, mas o elemento Orixá está inerte, inativo em nossas vidas até que nos iniciamos. Quando isso acontece, aquela energia Orixá é depositada em nosso interior. Aí passamos a ser uma urna, portadora do sagrado.
Uma vez que esse conteúdo/Orixá é depositado em nós, ele vai se assentando em nosso interior e se expandindo, tomando conta de nós. Após o período "gestacional", quando estamos formados, prontos pra sair do útero (quarto de santo), essa energia viva em nós precisa "vir ao mundo". É aí que o iyawô, assim como uma criança quando nasce, chora. Ali está o orixá, anunciando sua chegada ao mundo, por meio do seu choro, que chamamos de Orukó...

Tudo na iniciação de um iyawô faz menção ao nascimento. O iyawô precisa obrigatoriamente ficar recluso, sem qualquer saidinha do quarto de santo, pois se o "feto" sai do útero antes de estar formado, ele se torna um abordo. Se a criança não chora quando nasce ela morre... e assim se segue o entendimento e as passagens de uma iniciação... não convém falar passo a passo aqui, mas muitas coisas precisam acontecer nos 17 dias que dura a iniciação de um iyawo.
O candomblé é uma receita perfeita, todo rito tem seus porquês. Não podemos inventar e nem suprimir uma das passagens de sua concepção, isso seria pular uma etapa da própria formação do iniciando. Alguém deseja ter filhos mal formados, nascidos de seu ventre? Não! Ninguém deseja isso, portanto também não podemos por descaso ou comodismo fazer filhos mal formados espiritualmente.
*Pai Lucas é Babalorixá do Ilê Iyeiyeo Axé Dambá Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Axé!!!