Reflexão do dia:

Reflexão da semana

"Ser de Candomblé não se limita ao fato de ter uma religião, é, sobretudo, um modo de vida".
Pai Lucas de Odé

segunda-feira, 14 de março de 2016

A fé e os caminhos para Deus

Todos os caminhos levam a Deus, dizem. Então o que faria do Candomblé diferente nessa saga? Será que sabemos conversar com Ele?

O culto a Deus – chamado pelos Iorubas de Olodumarê - está nas questões mais simples e ao mesmo tempo cruciais do mundo, diretamente ligado aos elementos responsáveis pela vida humana. Cada um desses elementos é domínio de um Orixá, que, personificados seriam guardiões/gestores disso tudo, ou ainda a memória e o saber daqueles que nos precederam na relação com o considerado divino. É assim com o vento, a água doce, a água salgada, a terra, o caminho, a floresta, entre outros.

Mediante essa compreensão, cada ser humano possui uma ligação com pelo menos uma dessas várias parcelas da natureza, que reunidas correspondem a Deus. Cultuamos e celebramos então a vida, o que contraria frontalmente a chamada teologia da prosperidade.

Deus não nos ajudará a pagar contas. Deus não sabe o que é uma fatura. Deus não nos ajudará a financiar um carro zero, Ele não sabe o que é um carro, nem tampouco uma prestação. E ainda que soubesse, será que isso é mesmo algo nobre, que mereça ser objeto da nossa ligação com Ele?

Deus, em suas diferentes parcelas, pode compreender uma súplica pela chuva, para fertilizar a terra, para fazer brotar o alimento que sustentará o ser humano. Deus pode atender uma prece pela perfeita formação de uma criança no ventre da mãe, uma vez que a vida também é sua criação. Deus pode interceder pelo doente, pode dar discernimento ao aflito, pode conceder a bênção de uma colheita farta, de uma pesca frutífera, de uma caça gorda.

Acontece que a vida humana tornou-se condicionada a supérfluos modernos que Deus desconhece. É fato que é impossível retroagir, mas ainda podemos preservar valores verdadeiros e rogar a Ele numa linguagem que Ele possa compreender. Tenho a impressão que Deus está carente de causas nobres.

Alguém disse: “Quem não sabe rezar xinga Deus”

Pai Lucas de Odé
Axé Dambá Odé – São Bernardo do Campo – SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Axé!!!