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"Ser de Candomblé não se limita ao fato de ter uma religião, é, sobretudo, um modo de vida".
Pai Lucas de Odé

terça-feira, 1 de março de 2011

Oiá recebe o nome de Iansã

Itàn - Lendas:


A finalidade de todo mito é atribuir sentido, explicar, justificar ou transmitir um ensinamento ou conduta de comportamento sobre  algo. Existem outras variantes desta lenda retratada no livro de Reginaldo, mas todas têm em comum a proibição sobre Oyá e suas filhas de comerem o carneiro.O agutã, bem como qualquer derivado desse animal, é portanto um "Eó", uma quizila (proibição) atribuída a todas as filhas de Oyá.


Pai Lucas de Odé

Oiá recebe o nome de Iansã, mãe dos nove filhos


Oiá desejava ter filhos, mas não podia conceber.
Oiá foi consultar um babalaô e ele mandou que ela fizesse um ebó.
Ela deveria oferecer um carneiro, um Agutã,
Muitos búzios e muitas roupas coloridas.
Oiá fez o sacrifício e teve nove filhos.
Quando ela passava, indo em direção ao mercado,
O povo dizia: "Lá vai Iansã. Lá ia Iansã, que quer dizer
Mãe nove vezes.
E lá ia ela orgulhosa ao mercado vender azeite de dendê.
Oiá não podia ter filhos,
Mas teve nove, depois de sacrificar um carneiro.
Em sinal de respeito, por ter seu pedido atendido,
Iansã, a mãe dos nove filhos, nunca mais comeu carneiro.

Fonte: PRANDI, Reginaldo, Mitologia dos Orixás - São Paulo: Companhia das Letras,2001.

3 comentários:

  1. mojubá pai lucas, gostei da ideia parabensssss querido!
    ORIKI OYÀ



    Oyà A To Iwo Efòn Gbé.

    Ela é grande o bastante para carregar o chifre do búfalo.

    Oyà Olókò Àra.

    Oyà, que possui um marido poderoso.

    Obìnrin Ogun,

    Mulher guerreira.

    Obìnrin Ode.

    Mulher caçadora.

    Oya Òrírì Arójú Bá Oko Kú.

    Oyà, a charmosa, que dispõe de coragem para morrer com seu marido.

    Iru Èniyàn Wo Ni Oyà Yí N Se, Se?

    Que tipo de pessoa é Oyà?

    Ibi Oya Wà, Ló Gbiná.

    O local onde Oyà está pega fogo.

    Obìnrin Wóò Bi Eni Fó Igbá.

    Mulher que se quebra ao meio como se fosse uma cabaça

    Oyà tí awon òtá rí,

    Oyà foi vista por seus inimigos

    Tí Won Torí Rè Da Igbá Nù Sì Igbó.

    E eles, assustados, fugiram atirando as bagagens no mato.

    Héèpà Héè, Oya ò!

    Eeepa He! Oh, Oyà!

    Erù Re Nikan Ni Mo Nbà O.

    És a única pessoa que temo.

    Aféfé Ikú.

    Vendaval da Morte

    Obìnrin Ogun, Ti Ná Ibon Rè Ní À Ki Kún

    A mulher guerreira que carrega sua arma de fogo

    Oyà ò, Oyà Tótó Hun!

    Oh, Oyà, à Oyà respeito e submissão!

    Oyà, A P’Agbá, P’Àwo Mó Ni Kíákíá,

    Ela arruma suas coisas sem demora

    Kíákíá, Wéré Wéré L’ Oyà Nse Ti È

    Rapidamente Oyà faz suas coisas

    A Rìn Dengbere Bíi Fúlàní.

    Ela vagueia com elegância, como se fosse uma nômade fulani.

    O Titi Tí Nfi Gbogbo Ará Rìn Bí Esin

    Quando anda, sua vitalidade é como a do cavalo que trota.

    Héèpà, Oya Olómo Mesan, Ibá Re Ò!

    Eeepa Oya, que tem nove filhos, eu te saúdo!

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  2. Ibasé mãe Leoni!

    Seja muito bem vinda ao iledaracg.blogspot.com É uma imensa satisfação tê-la conosco. Este é o propósito deste espaço, somar, debater, engrandecer e promover nossa fé. Muito bonito o Oriki ty Oyá. Fique a vontade para comentar e sugerir o que você quiser. Adupé! Odé òbusifuó!

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  3. oya onira [itan]
    Existia nas terras de Irá,uma linda moça chamada Onira(senhora de Irá),ela sempre comandava seu povo com sabedoria.Mas,ela tinha um grande problema:adorava lutar e se sentia bem em matar seus inimigos.Onira era descontrolada quando tinha em punho sua adaga de guerra.Certo dia enlouqueceu de vez,chegou a um vilarejo e matou todos q alí encontrou.Os sábios da cidade de Irá resolveram procurar Oxalá para q ele na condição de Rei ,mandasse q Onira parasse de matar.
    Onira recebeu o recado q Oxalá queria vê-la e foi até Ilê Ifé (palácio de Oxalá).Chegando lá Oxalá assustou-se pois as roupas de Onira eram vermelhas,de tanto sangue de suas vítimas.Ela ajoelhou-se e perguntou o q o grande Rei queria.Oxalá mandou q trouxessem uma grande quantidade de Efun (seu pó branco sagrado).Pegou seu pó e jogou sobre Onira. Na mesma hora suas vestes de cor vermelha,tornaram-se rosa,por causa da mistura do pó branco com o sangue Ele ordenou q Onira não mataria mais ninguém,e q ela jamais vestiria vermelho em publico,q rosa seria sua cor,e já q ela era uma moça tão quente,q fosse morar nas águas junto a Oxum.
    E lhe disse:
    Onira minha filha,és uma moça tão bela,tão doce,por que matas?
    Sinto-me bem quando tiro a vida de alguém,mais sei q isso ñ é certo.
    Foi então q Oxalá teve uma idéia.
    Já q vc gosta lidar com a vida e com a morte,vc terá junto com Oyá o domínio sobre os Eguns.Não tirarás mais a vida de ninguém,apenas irá conduzir os q já se foram.
    Está certo Oxalá,seu desejo será realizado mas não tire de mim minha adaga
    Pode deixar,mais agora vá morar na cachoeira com Oxum.
    Onira obedeceu a Oxalá,foi morar na cachoeira.Chegando lá Oxum ria e debochava dela,mais resolveu ser sua amiga.Porém Onira muito mal humorada,ñ queria papo.Até q um dia ela adormeceu sobre uma pedra,as águas da cachoeira subiram e Onira estava morrendo afogada, Oxum vendo o q estava acontecendo,mergulhou e foi salva-la,chegando lá Onira estava quase morta,Oxum resolveu fazer um feitiço e na mesma hora Onira reviveu e transformou-se em uma espécie de lava q correu rio a fora.Onira transformou-se em um rio de fogo.Oxum pensou que Onira havia morrido,chorou por horas,sem saber o q diria a Oxalá,já q ele a incubiu de tomar conta da moça atrevida.Foi então q surgiu uma borboleta linda ,de cor salmão com tons alaranjados, q voava ao redor de Oxum.Ela tentou pegar a borboleta q voou para dentro da floresta,Oxum seguiu a borboleta q parou em frente a uma árvore e tomou a forma da linda Onira.Oxum ñ acreditava no q via,e Onira lhe disse:
    Por q choravas minha amiga,estou aqui viva, e graças a vc!
    Graças a mim porquê Onira?Eu ñ fiz nada.
    Na hora q eu estava morrendo vc fez um feitiço e dividiu comigo todo seu encanto,agora sou uma NINFA(mulher encantada),assim como vc ,tenho poderes de transformação.Posso ser um RIO de FOGO nos meus momentos de ira,posso ser um BÚFALO quando eu quiser ficar sozinha E me transformo na mais bela BORBOLETA quando estiver feliz.E Onira foi até Oxalá lhe contar o q havia acontecido,ele ficou feliz mais sabia que toda esta mudança jamais acalmaria Onira, e q por dentro ela ainda seria aquela guerreira incansável.Mandou então q ela fosse morar com Oyá e aprender a dominar os Eguns.Depois Onira Mudou-se e foi viver com Oxosse, como ela foi criada por caçadores, sabia caçar como ninguém.E Onira morou com quase todos os Orixás,aprendendo tudo q eles sabiam fazer.
    Quando o culto aos Orixás veio para o Brasil,confundiram Onira com Oyá e por isso então ela passou a ser cultuada no Panteon das Oyás,tornandoOyá Onira. Mas sabemos q Onira é um orixá assim como todos os outros.Ela gosta das cores branco,dourado,assim como a determinação de Oxalá.Muitos acreditam q Onira por morar nas águas é um orixá calmo,mais este pequeno Itan nos mostra q Onira é um Orixá muito "quente", uma moça guerreira e determinada.
    Suas filhas são faladeiras, escandalosas, briguentas,
    metidas, arrogantes,
    divertidos, mal-humorados, tem toda a doçura de Oxum e são atrevidos como Oyá.
    Onira é uma linda Iabá!!!!!!!

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