Reflexão do dia:

Reflexão da semana

"Ser de Candomblé não se limita ao fato de ter uma religião, é, sobretudo, um modo de vida".
Pai Lucas de Odé

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Iyemanjá receberá homenagens no próximo dia 14, em São Vicente

Foto: Ricardo Moraes
No próximo dia 14 é a vez da comunidade religiosa da baixada santista realizar homenagens à Iyemanjá, dessa vez em São Vicente. A Festa de Iemanjá 2016 será promovida pela Associação Religiosa Asé Oxumare e Associação Religiosa do Candomblé do Estado de São Paulo (Arcesp), com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

De acordo com a programação, às 13 horas, terá início a tradicional lavagem da escadaria da Igreja São Vicente Mártir (Praça João Pessoa, s/nº - Centro). Em seguida, às 14h, ato religioso no Parque Vila de São Vicente (na mesma praça). Às 15h, haverá procissão no trecho entre a Praça Tom Jobim e o Píer do Gonzaguinha. No encerramento, entrega dos presentes à Rainha do Mar.

Cultuada principalmente pelo candomblé e exaltada na umbanda, o nome de Iemanjá deriva da expressão “Yèyé (ou iyá) omo ejá”, do idioma yorubá, que significa “mãe cujos filhos são como peixes”. Iyemanjá é considerada mãe de todos os orixás e Rainha do Mar, protetora dos navegantes e das famílias. Uma antiga lenda yorubá conta que as águas do oceano brotaram de seus seios fartos, uma analogia à maternidade.

Com informações do jornal A Tribuna, da baixada santista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Axé!!!