Reflexão do dia:

Reflexão da semana

"Ser de Candomblé não se limita ao fato de ter uma religião, é, sobretudo, um modo de vida".
Pai Lucas de Odé

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Religiosos Candomblé e Umbanda organizam protesto no centro de Campo Grande

Em reunião na última quarta-feira (6), religiosos de matriz africana - Candomblé e Umbanda - reuniram-se na sede da Federação de Cultos Afro-brasileiros e Ameríndios de Mato Grosso do Sul (Fecams) para debater o tratamento midiático, dado ao caso do falso pai de santo que abusava sexualmente de crianças no bairro Jardim Montevidéu, em Campo Grande.

Mesmo após diversos esclarecimentos prestados pela Fecams e por sacerdotes da religião, muitos órgão de imprensa insistem em estampar "pai de santo" em suas manchetes e chamadas. Diante disso, ficou acordado na reunião uma manifestação em praça pública, a fim de protestar contra o crime e contra os equívocos cometidos.

Os religiosos irão comparecer à praça Ari Coelho no próximo sábado (9), às 9h, vestidos com seus trajes e acessórios ritualísticos, atabaques, para dizer à sociedade sul-mato-grossense frases como "não à intolerância religiosa", "merecemos respeito", "somos um povo de fé, não de crime", entre outras.

Estarão presentes sacerdotes e adeptos da Umbanda e do Candomblé, representantes do Movimento Negro, capoeiristas, entre outros membros da sociedade civil organizada.

Compareça, divulgue, apoie essa causa! Axé!

7 comentários:

  1. gotaria de partcipar das converssas sobre umbanda

    ResponderExcluir
  2. Olá irmão! Seja bem vindo ao Blog do Ilè Dará! Peço que fique a vontade caso queira sugerir algum tema. Teremos prazer em trabalhá-lo. Asé Ire O! Òdabó!

    ResponderExcluir
  3. leasehachei muinto bonito a manifestação que os birmãos fizeram e sempre que presisarem de min eu estarei a sua disposição

    ResponderExcluir
  4. meus queridos vou resumir o meu comentário e vocês vão entender.Preciso de ajuda para desmascarar algumas pessoas que dizem serem pais de santo,e denigrem a imagem do espiritismo principalmente do CANDOMBLE que sempre foi bem quista no meio de todas as religiões. Fui com a minha mãe a um desses na CIDADE DE OSASCO,.e o que consegui foi perder a amizade dela, uma amizade de muitos anos, o infeliz falou tanta mentira, mais tanta besteira que eu acabei brigando com ela por causa dele. "Disse ele: Não preciso jogar Eu sei tudo, falo com experiencia no santo, conheço muito bem as pessoas o que Eu falo, falo no santo." Que vergonha o orixá deve sentir de ter que encorporar numa pessoa dessa,e ele ainda se engrandece dizendo que é de ODÉ que falta de respeito com as pessoas e com os orixás, e nós não temos ninguém para reciclar estas pessoas, para investigar esses charlatões e assim pessoas, terreiros e familias e federações estão sendo denegridas e sujas. por favor levem esse comentário como um desabafo de alguem que se dedicou a vida pelo espiritual e foi destruida, e NÃO QUER QUE OUTRAS PESSOAS PASSEM POR ESSAS COISAS,ajudem alertando as pessoas para não cairem nesses contos, tomarem muito cuidado com essas pessoas. muito Obrigado por este site existir.

    ResponderExcluir
  5. Cara Fabi, primeiramente muito obrigado por visitar nosso humilde blog. Este site é uma iniciativa singela de desmistificar a religião dos Orixás e promover, sobretudo, a cultura e a religiosidade do nosso povo de santo. Seja sempre muito bem vinda e, quando quiser, venha nos fazer uma visita! Teremos imenso prazer em recebê-la! Asé Ire O!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Axé!!!